Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Letramento - Magda Soares

Oficina 07 - TP4

Relato da Oficina 7 - TP4
Dia 15 de setembro de 2009 - na Biblioteca Profº Cipriano Alberto da Costa - Lagoa do Barro do Piauí, foi realizado mais um encontro presencial do Gestar II - Língua Portuguesa.
Neste encontro realizamos a Oficina 07 do TP4 - que tem como objetivos:
- Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre o processo de leitura:
- Desenvolver a leitura e a prática dos cursistas com relação ao trabalho com textos.
O encontro teve início com um texto reflexivo - exibido em vídeo, em seguida passamos para a discussão dos assuntos abordados nas unidades 13 e 14. Para melhor organizar essas discussões confeccionei um cartaz com os tópicos relevantes para serem discutidos e outro com o poema " Letramento " de Magda Soares.
Refletimos sobre os usos e funções da leitura-escrita em nosso cotidiano e a grande importância que estas têm para a nossa vida. Em relação à escrita, pudemos perceber que nós professores a usamos na maioria das vezes no desenvolvimento das atividades em nosso trabalho, ou seja, não temos o hábito de escrever. Quanto ao processo da leitura, vimos como é complexo o ato de ler, pois, envolve muitos aspectos e o seu desenvolvimento depende muito da atuação do professor, que deve desenvolver nos alunos a consciência da importância não só de ler, como também, dos diferentes tipos de leitura.
Concluímos esta primeira etapa da oficina assistindo ao filme " Narradores de Javé "que reforçou ainda mais a questão do papel da escrita na sociedade.
No segundo momento da oficina as cursistas fizeram o relato das atividades propostas realizadas em sala de aula na Seção Avançando na Prática. Elas desenvolveram várias atividades que envolvem práticas de leitura do cotidiano explorando diversidade de imagens como placas e textos de uso frequente como embalagens e rótulos. Trabalharam com produções textuais relacionadas às festividades locais como a Semana Cultural; algumas optaram por trabalhar algumas atividades do AAA4, como por exemplo a Aula 01 - Unidadde 14 - que objetiva levar o aluno a reconhecer o texto e leitor como criadores de significados. Nesta atividade elas relataram que vários alunos reconheceram o significado de algumas palavras - expressões do texto " Uriri e Bertolina", pois, algumas delas também fazem parte da nossa cultura.
Então, de acordo com os relatos apresentados, concluí que as atividades realizadas pelas cursistas tiveram um resultado satisfatório, embora existem ainda algumas dificuldades relacionadas à leitura-escrita que envolvem erros de ortografia e organização na estrutura dos textos, compreensão, etc
Em relação aos desenvolvimento dos estudos das cursistas, percebi durante as discussões das atividades um aspecto considerado negativo, pois, alguns demonstraram que não estão estudando o material de forma sistemática como exige o programa.
Para finalizar este encontro, tratamos sobre as próximas unidades a serem estudadas; as cursistas avaliaram que o encontro foi bastante proveitoso e alegaram somente a falta de tempo para fazerem todos os trabalhos que são exigidos durante o curso.