Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

RELATO - OFICINA 10 - TP5


No dia 21 de outubro de 2009 - na Biblioteca Profº Cipriano Alberto da Costa - Lagoa do Barro do Piauí, estive reunida com as cursistas do Gestar II - Língua Portuguesa para realizarmos a oficina 10 - tp5.
Iniciamos o encontro com um texto para reflexão, depois, foi entregue um novo cronograma com as datas previstas para a realização das oficinas restantes e aproveitando a oportunidade marcamos a data da socialização do projeto que já está sendo aplicado nas salas de aula.
O assunto das unidades 19 e 20 foi abordado através de slide e envolveu a participação de todas as cursistas durante a explanação. Foram apresentados alguns textos para análise reflexão e aprofundamento do assunto, como por exemplo, o texto Urubus e sabiás de Rubem Alves e outros, que estão presente no livro Coesão Textual da Ingedore Koch, que também foi apresentado para as cursistas como sugestão para leitura.
Como proposta de atividade as cursistas ficaram em dupla, e cada uma recebeu uma imagem para leitura e produção de texto. Para esta atividade elas teriam que responder às seguintes perguntas: O quê? Quem? Onde? Quando? Qual o desfecho?As respostas foram colocadas em envelopes e foram embaralhadas; depois, cada dupla pôde retirar uma pergunta devidamente respondida e criar uma história estabelecendo as relações lógicas entre o texto verbal e a imagem, levando em conta aspectos de coesão textual; tarefa que para as cursistas seria impossível de realizá-la; no entanto, depois de muito envolvimento, elas produziram textos bastante criativos.
Dando continuidade, passamos para o Avançando na Prática - momento em que as cursistas apresentaram o relato das atividades desenvolvidas com os alunos.E mais uma vez elas capricharam no planejamento das atividades. Relataram que os alunos participaram ativamente das propostas, mas, percebem-se ainda algumas dificuldades em relação à produção de textos obedecendo os aspectos de coerência e coesão, talvez isso ainda ocorra porque essa prática não acontecia com frequência no cotidiano das aulas de Língua Portuguesa.
Portanto, com o Gestar II, essa prática vem sendo trabalhada de forma sistemática e "nossos alunos nunca tinham produzido tanto texto como neste ano, pois, mesmo com as dificuldades que eles ainda têm, já avançaram bastante"-relata uma cursista.
Após os relatos, passei um slide "Relembrando" todos os assuntos já estudados no curso e distribuí algumas imagens para que cada cursista escolhesse uma que pudesse representá-la nesta caminhada já que estamos na metade do curso. Foi uma avaliação interessante e bastante dinâmica, que envolveu a participação de todas, de forma divertida, pois, todas mostraram os seus perfis de educadoras que estão sobrecarregadas de atividades, mas, que têm feito o possível para cumprir com os seus compromissos em busca de uma melhor qualidade da educação do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário