Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

terça-feira, 7 de julho de 2009

Relato - Oficina - 06 - TP3

No dia 29 de junho estive reunida com as professoras cursistas do GestarII - Língua Portuguesa, para mais uma oficina presencial do programa.
Realizamos a Oficina 06 - TP3 - Unidade 12. O encontro teve início com a mensagem "Abraço Salvador de Vidas" que foi apresentada através de slide; fizemos a reflexão e como demonstração de carinho e afeto, nos saudamos com abraços. E para iniciarmos a discussão dos assuntos, apresentei o vídeo " Gêneros textuais", para reforçar os estudos das unidades anteriores e logo em seguida apresentei um resumo das unidades 11 e 12, através de slide e pudemos refletir sobre os tipos textuais, suas características marcantes e a inter-relação entre os gêneros. Para concluir com a discussão, passei o vídeo " Tipos textuais" e sugeri a divisão dos grupos para o estudo do texto " Salário Mínimo" de Jô Soares.
As cursistas se empenharam bastante na análise do texto, perceberam várias sequências tipológicas que compõem o mesmo e fizeram suas considerações expondo seus argumentos de acordo com a proposta da atividade. Então, com a socialização desta atividade todas entenderam que no texto o autor usou a redação escolar como modelo para fazer uma crítica ao salário mínimo, dando ao texto uma dose de ironia, humor, quando se coloca como se fosse uma criança.
Para dar continuidade aos trabalhos, no segundo momento as professoras apresentaram o relato das atividades propostas no Avançando na Prática.
Elas desenvolveram diversas atividades, algumas trabalharam com produções de textos descritivos pág. 109, outras trabalharam a atividade das páginas 162/163.
Todas relataram que de início houve uma certa resistência por parte dos alunos quanto à produção desse tipos de textos, pois, os mesmos estavam encontrando dificuldades. No entanto, elas usaram métodos interessantes que facilitaram o processo ensino/aprendizagem, algumas trabalharam com imagens para produção de textos descritivos e narrativos. e puderam superar em partes a resistência provocada pelos alunos, estes que terminaram os trabalhos produzindo textos bastante criativos.
As professoras salientaram que existem alguns fatores que dificultam na aplicação das atividades do Gestar, como por exemplo, os recursos disponíveis para trabalhar essas atividades, o tempo para a aplicação da prática, desinteresse de alguns alunos e outros...
Então, para finalizar este encontro que foi bastante proveitoso, fizemos um breve relato das próximas unidades que serão estudadas no TP4; as cursistas fizeram a avaliação da oficina e nesta, todas puderam registrar a grande importância dessa formação para a prática pedagógica, pois, permite ao educador a troca de experiências que é fundamental no processo educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário