Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

terça-feira, 21 de julho de 2009

Relato: Oficina para início da elaboração do Projeto


No dia 14 de julho de 2009 estive reunida com as cursistas do Gestar II - Língua Portuguesa na U. Escolar Viturino Ribeiro - Lagoa do Barro do Piauí, para iniciarmos o processo de elaboração do projeto que finalizará o programa.

Para dar início refletimos a mensagem " O livro da vida"; logo após foi feita a leitura de textos que abordam o conceito de projeto e todas as etapas necessárias a serem seguidas na sua elaboração. Dando continuidade solicitei às cursistas que refletissem sobre algum problema que possa estar existindo nas escolas em que elas atuam e que de alguma forma esteja dificultando no processo de aquisição da aprendizagem dos alunos. Após a discussão elas chegaram à conclusão de que o problema mais frequente é em relação à leitura e escrita. Elas salientaram que a maioria dos alunos não leem ( alguns porque não gostam, já outros porque não sabem ler fluentemente); o mesmo acontece com a escrita.
Sendo assim, elas escolheram um tema relacionado à Literatura de Cordel que é bem melhor para ser contextualizado à realidade da sala de aula e à cultura local; elas também podem desenvolver os conhecimentos adquiridos no curso sem falar que esse tema é bastante rico e prazeroso, onde um de seus objetivos é despertar no aluno o interesse pela leitura e consequentemente pela escrita. Eis o tema:" Ler e escrever, com Cordel dá mais prazer!"
Após a decisão do tema, as cursista ficaram bastante empenhadas e confiantes de que vai dar tudo certo. A proposta será apresentada aos professores das demais disciplinas e conforme decisão deles poderemos quem sabe desenvolver um trabalho que envolva a interdisciplinaridade e possamos então futuramente colher algum fruto em prol de uma educação cada vez melhor no município, formada por grandes leitores e escritores.
Então fizemos alguns acordos em relação às pesquisas a respeito do tema, definimos a data do próximo encontro e para encerrar passei o slide da música "Tocando em Frente" de Almir Sater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário