Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RELATO - OFICINA 11 - TP6



No dia 29 de outubro e 2009 na Biblioteca ProfºCipriano Alberto da Costa - Lagoa do Barro do Piauí, estive reunida com as cursistas do GESTAR II - Língua Portuguesa para a realização da oficina 11 - TP6.
Iniciei o encontro com a música "O Caderno" cantada pelo Padre Fábio de Melo ; todas as cursistas puderam refletir e comentar sobre esta linda mensagem que nos chama a atenção sobre os erros que cometemos, que vistos de um jeito certo, eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras e que não há aprendizado na vida que não passe pelas experiências dos erros.
Dando continuidade foi apresentado um slide com uma síntese dos conteúdos abordados nas unidades 21 e 22, e para reforçar as discussões sobre os tipos de argumentos, foram feitas duplas e as cursistas puderam participar com exemplos, aprofundando ainda mais os conhecimentos, analisando alguns textos que envolvem a argumentação na linguagem.
Logo em seguida, foram distribuídas imagens com publicidade de alguns produtos, que deveriam ser analisadas, levando em conta aspectos como: A quem o texto se dirige? Onde é veiculado? Qual o objetivo? Com que autoridade? Com que argumentos as ideias são defendidas? etc...
A atividade proposta para a oficina foi baseada numa aula do AAA que envolve o planejamento da escrita. Elas receberam uma imagem e baseando-se nela, teriam que planejar e produzir um texto - cartaz de tipo descritivo PROCURA-SE. Já o outro grupo ficou com planejamento e produção de um texto poético que também foi baseado em uma imagem. É importante mencionar que no desenvolvimento destas atividades elas tiveram que levar em conta aspectos como: Qual o leitor do texto? Qual a função do texto? Qual o nível de formalidade? Como se apresenta a organização das informações?
O segundo momento foi dedicado aos relatos das experiências e conforme estes foram trabalhadas várias atividades envolvendo textos argumentativos. A maioria das cursistas realizou atividades de produção de texto publicitário, com uso de imagens. Pelos relatos percebi que os resultados foram positivos, pois, os alunos se envolveram de forma prazerosa em suas produções.
Para finalizar este encontro foi feito um breve comentário sobre as próximas unidades a serem estudadas; em seguida as cursistas fizeram oralmente a avaliação do encontro e todas afirmaram que foi bastante proveitoso, não ficando nada a desejar.

Um comentário: