Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

terça-feira, 21 de julho de 2009

Relato: Oficina para início da elaboração do Projeto


No dia 14 de julho de 2009 estive reunida com as cursistas do Gestar II - Língua Portuguesa na U. Escolar Viturino Ribeiro - Lagoa do Barro do Piauí, para iniciarmos o processo de elaboração do projeto que finalizará o programa.

Para dar início refletimos a mensagem " O livro da vida"; logo após foi feita a leitura de textos que abordam o conceito de projeto e todas as etapas necessárias a serem seguidas na sua elaboração. Dando continuidade solicitei às cursistas que refletissem sobre algum problema que possa estar existindo nas escolas em que elas atuam e que de alguma forma esteja dificultando no processo de aquisição da aprendizagem dos alunos. Após a discussão elas chegaram à conclusão de que o problema mais frequente é em relação à leitura e escrita. Elas salientaram que a maioria dos alunos não leem ( alguns porque não gostam, já outros porque não sabem ler fluentemente); o mesmo acontece com a escrita.
Sendo assim, elas escolheram um tema relacionado à Literatura de Cordel que é bem melhor para ser contextualizado à realidade da sala de aula e à cultura local; elas também podem desenvolver os conhecimentos adquiridos no curso sem falar que esse tema é bastante rico e prazeroso, onde um de seus objetivos é despertar no aluno o interesse pela leitura e consequentemente pela escrita. Eis o tema:" Ler e escrever, com Cordel dá mais prazer!"
Após a decisão do tema, as cursista ficaram bastante empenhadas e confiantes de que vai dar tudo certo. A proposta será apresentada aos professores das demais disciplinas e conforme decisão deles poderemos quem sabe desenvolver um trabalho que envolva a interdisciplinaridade e possamos então futuramente colher algum fruto em prol de uma educação cada vez melhor no município, formada por grandes leitores e escritores.
Então fizemos alguns acordos em relação às pesquisas a respeito do tema, definimos a data do próximo encontro e para encerrar passei o slide da música "Tocando em Frente" de Almir Sater.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Relato - Oficina - 06 - TP3

No dia 29 de junho estive reunida com as professoras cursistas do GestarII - Língua Portuguesa, para mais uma oficina presencial do programa.
Realizamos a Oficina 06 - TP3 - Unidade 12. O encontro teve início com a mensagem "Abraço Salvador de Vidas" que foi apresentada através de slide; fizemos a reflexão e como demonstração de carinho e afeto, nos saudamos com abraços. E para iniciarmos a discussão dos assuntos, apresentei o vídeo " Gêneros textuais", para reforçar os estudos das unidades anteriores e logo em seguida apresentei um resumo das unidades 11 e 12, através de slide e pudemos refletir sobre os tipos textuais, suas características marcantes e a inter-relação entre os gêneros. Para concluir com a discussão, passei o vídeo " Tipos textuais" e sugeri a divisão dos grupos para o estudo do texto " Salário Mínimo" de Jô Soares.
As cursistas se empenharam bastante na análise do texto, perceberam várias sequências tipológicas que compõem o mesmo e fizeram suas considerações expondo seus argumentos de acordo com a proposta da atividade. Então, com a socialização desta atividade todas entenderam que no texto o autor usou a redação escolar como modelo para fazer uma crítica ao salário mínimo, dando ao texto uma dose de ironia, humor, quando se coloca como se fosse uma criança.
Para dar continuidade aos trabalhos, no segundo momento as professoras apresentaram o relato das atividades propostas no Avançando na Prática.
Elas desenvolveram diversas atividades, algumas trabalharam com produções de textos descritivos pág. 109, outras trabalharam a atividade das páginas 162/163.
Todas relataram que de início houve uma certa resistência por parte dos alunos quanto à produção desse tipos de textos, pois, os mesmos estavam encontrando dificuldades. No entanto, elas usaram métodos interessantes que facilitaram o processo ensino/aprendizagem, algumas trabalharam com imagens para produção de textos descritivos e narrativos. e puderam superar em partes a resistência provocada pelos alunos, estes que terminaram os trabalhos produzindo textos bastante criativos.
As professoras salientaram que existem alguns fatores que dificultam na aplicação das atividades do Gestar, como por exemplo, os recursos disponíveis para trabalhar essas atividades, o tempo para a aplicação da prática, desinteresse de alguns alunos e outros...
Então, para finalizar este encontro que foi bastante proveitoso, fizemos um breve relato das próximas unidades que serão estudadas no TP4; as cursistas fizeram a avaliação da oficina e nesta, todas puderam registrar a grande importância dessa formação para a prática pedagógica, pois, permite ao educador a troca de experiências que é fundamental no processo educacional.