Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

sexta-feira, 27 de julho de 2012


Palavra de Criança chega à Lagoa do Barro

O município de Lagoa do Barro através da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Palavra de Criança, que é executado pelo Instituto ProBem em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A ação tem como alvo solidificar a alfabetização dos alunos do 1º até 3º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, envolvendo seus familiares nesse método educativo. Atualmente estudos a nível nacional mostram que muitas das crianças que vão para a escola não conseguem ler, escrever ou compreender um texto simples.

Segundo Sandra Amorim (foto ao lado) Coordenadora do Programa nopalavra_de_criana01 âmbito municipal. O objetivo esperado é de que toda criança tenha acesso à aprendizagem da leitura e da escrita. Um dos resultados colocados como meta do programa é que, pelo menos, 70% dos alunos tenham condições de ler, escrever e compreender um texto adequado à sua faixa etária ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para que este desafio seja cumprido com êxito nas unidades de ensino do município, a Secretária de Educação Lucília Coelho, conta com a participação e engajamento dos professores. Destaca “ Nos da gestão, queremos contar com os professores para que continuem contribuindo com o desenvolvimento educacional de Lagoa do Barro, abraçando o programa Palavra de Criança. Acredito que não tenha gratificação maior do que saber que somos responsáveis por fazer crianças chegarem ao 4º ano fundamental sabendo ler e escrever”.
   
A solenidade de implantação aconteceu nesta sexta, 30 (trinta) na Câmara Municipal de Vereadores, e contou com apalavra_de_criana02 participação de Secretários Municipais, professores, vereadores e alunos da Escola municipal Viturino Ribeiro do 3º ano fundamental, que fizeram a leitura de um livro infantil.  Perguntei ao aluno Florisval Neto (8 anos) qual o conceito que ele daria para (Palavra de Criança). ‘’Palavra de criança é igual palavra de adulto, deve ser ouvida e  respeitada’’. Disse Florisval.

Programa Palavra de Criança

O objetivo do programa é o de alfabetizar e o de letrar as crianças nos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Além de envolver, por meio de diferentes ações, a equipe da escola, o Palavra de Criança também estimula o envolvimento da família neste processo de ensino/aprendizagem, compartilhando responsabilidades que ajudem a criar condições adequadas para o desenvolvimento da aprendizagem deles ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário