Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Relato - Oficina 12 - TP6

No dia 10 de novembro de 2009 - estive reunida com as cursistas do Gestar II - Língua Portuguesa, na Biblioteca Professor Cipriano Alberto da Costa - Lagoa do Barro do Piauí, para realizarmos a oficina 12 do Tp6.
A oficina teve como objetivos:
- Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos;
- Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes;
- Planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos adolescentes.
Iniciamos os estudos com a leitura do assunto abordado na unidade 23 - O processo de produção textual: revisão e edição. Este momento foi bastante discutido por conta da aplicação do projeto de leitura e escrita, onde os alunos puderam realizar todas as etapas do processo de produção textual.
Para os estudos da unidade 24 - Literatura para adolescentes, comecei com um questionário investigativo a respeito do contato inicial das cursistas com a leitura literária e alguns questionamentos sobre as opiniões delas em relação à metodologia adequada do professor abordar a literatuura na sala de aula. Esse momento foi especial, pois elas relembraram suas histórias de leitura; algumas relataram que o gibi foi o gênero mais usado, o que fez despertar o gosto delas pela leitura.
Em relação à leitura literária para adolescentes, pudemos perceber que esta é uma literatura recente e que hoje existem muitos incentivos por parte do Ministério da Educação, que vem fazendo campanhas que despertem interesse do aluno. Vimos também que o professor é o principal agente desse processo, e para que ele cobre a leitura dos alunos ele tem que mostrar exemplo de um leitor fluente e assim possibilitar ao aluno caminhar na sua forma de ler até poder chegar às grandes obras da literatura nacional e mundial.
Dando continuidade fizemos a leitura e análise do texto " Ler devia ser proibido" de Guiomar de Grammon.
No segundo momento as cursistas apresentaram o Avançando na Prática, em que elas trabalharam com o processo de produção escrita: revisão e edição. Como neste período estava acontecendo a aplicação das atividades do projeto "Ler e escrever, com cordel dá mais prazer", as cursistas puderam realizar todas as etapas do processo de produção textual. Segundo os relatos apresentados, os alunos tiveram algumas dificuldades, mas, se empenharam ativamente nas produções e os resultados foram satisfatórios.
Após os relatos de experiências, o restante do horário foi destinado às organizações para a culminância do projeto que seria no dia 12/11. Foram confeccionados os painéis, varais, faixas e outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário