Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Relato - oficinas 01 e 02 - TP1



No dia 30 de novembro de 2009, nos reunimos na Biblioteca Professor Cipriano Alberto da Costa - Lagoa do Barro do Piauí, para realizarmos as oficinas 01 e 02 do Gestar II - Língua Portuguesa.
Para receber as cursistas , apresentei um slide com a mensagem "Que seja belo seu dia" e a música "O sol" de Chimarruts. Após as reflexões das mensagens fiz um comentário do Seminário de Avaliação do Gestar II que aconteceu em Teresina e parabenizei às cursistas pela organização dos portifólios que ficaram expostos durante o encontro e foram bastante elogiados pelos tutores e formadores que estavam presente no referido encontro.
Dando continuidade, iniciamos a oficina 01, que teve como objetivo trabalhar o texto e as variantes da língua decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Apresentei através de slide uma síntese das duas primeiras unidades do TP1 "Variantes linguísticas: dialetos e registros e desfazendo equívocos". As discussões foram bem proveitosas e contribuíram na ampliação dos nossos conhecimentos sobre as variações de uso da língua, como também no sentido de buscar formas cada vez mais significativas para desfazer equívocos e construir uma aprendizagem mais significativa em nossos alunos.
Para melhor exemplificar o conteúdo apresentei os vídeos: " Chico Bento - Na roça é diferente", "Trecho de um discurso do Presidente Lula" e uma Charge "linguagem inadequada"; esses vídeos ilustraram bem o assunto e geraram discussões bastante enriquecedoras a respeito da multiplicidade de uso da língua e do preconceito linguístico.
Para concluir fizemos a leitura de um trecho do livro "Nada na língua é por acaso" de Marcos Bagno que trata sobre as variações linguísticas nos livros didáticos e sugeri também a leitura do livro "Preconceito linguístico, desse mesmo autor.
Como proposta de atividade a turma foi dividida em grupos para leitura e análise dos textos: "Caso do vestido" de Drumonnd e Chico Bento "O orador da turma".
No segundo momento trabalhamos a oficina 02 do TP1 que aborda na Unidade 03 - O texto como centro das experiências no ensina da língua e a Unidade 04 - A intertextualidade. O objetivo da oficina 02 foi sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua, incluindo a intertextualidade.
Para discussão dos assuntos, também foi apresentado um resumo através de slide e todos puderam participar dando opiniões acerca da importância do texto como centro das experiências no ensino da língua portuguesa.
Para melhor compreensão da intertextualidade nos textos, apresentei algumas imagens que puderam descrevê-la melhor, em textos publicitários e nos ditados populares. E como proposta de atividade, as cursistas produziram textos como paráfrase e paródia, que envolvem a intertextualidade no texto como um todo.
Logo após, foram apresentados os relatos das experiências. Todas as cursistas realizaram atividades envolvendo as variações linguísticas; elas relataram que foi muito importante trabalhar esse assunto , pois, eles tiveram a oportunidade de compreender que existem variações de uso da língua de acordo com as regiões, faixa etária, etc e deve-se levar em conta que toda e qualquer variedade de uso da língua tem o seu valor conforme a situação de comunicação do falante. Segundo as cursistas, os alunos participaram ativamente da atividade, citando exemplos das variações usadas por personagens das novelas, e outras. Elas aplicaram também atividades como produção de texto - outdoor, que foram baseadas em imagens, "esta atividade os alunos gostaram de fazer, pois, eles adoram o trabalho com a leitura de imagens para a produção de textos" relato de cursista.
Então, pudemos concluir mais uma vez que os resultados foram considerados positivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário