Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

terça-feira, 26 de maio de 2009

Memorial reflexivo de leitura

Aprendi a ler desde pequena, aos 5 anos de idade com minha mãe que foi minha professora. Primeiramente aprendi as letras do alfabeto(antigo A B C).
Fui alfabetizada pelo método tradicional; pelo qual minha mãe usava um pedaço de papel com um círculo furado ao meio, onde a mesma ia perguntando as letras e deveríamos memorizá-las. Depois que aprendi o A B C, passei a estudar as famílias silábicas, soletrando de letra em letra pelo chamado bê a bá.
Neste método tradicional, quando aprendíamos a soletrar as sílabas das palavras, passávamos a estudar as lições que eram pequenos textos em cartilhas, e só avançávamos para outra lição quando sabíamos ler todo o texto.
Este foi o processo de aquisição da leitura em minha vida. Nesta época não se falava em gêneros textuais, livros de histórias infantis e outros recursos que existem atualmente. As histórias(chamadas pelos mais velhos de "causos") geramente eram contadas por nossos pais em noites de lua clara, no terreiro de nossas casas.
Então, infelizmente não tive a oportunidade que as crianças têm hoje, de ter acesso a vários recursos que facilitam o processo de aquisição de leitura, mas como sempre fui esforçada e tive a oportunidade de conviver com minha mãe que era professora sempre me incentivando, pude então prosseguir em meus estudos e me tornar a leitora e educadora que sou atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário