Olá!!!!!!!!!!

Orgulho de ser Educadora

Orgulho de ser Educadora
Passeio - Parque Nacional da Serra da Capivara - PI

terça-feira, 26 de maio de 2009

A Linguagem e a Língua Portuguesa

A linguagem é uma forma de comportamento social que o ser humano desenvolve para se comunicar em determinadas situações do meio em que vive. É por meio dela que o homem se organiza na sociedade, expressando suas ideias, adquirindo e produzindo conhecimentos.
E a Língua Portuguesa no âmbito educacional brasileiro tem fundamental participação no desenvolvomento da linguagem no processo ensino/aprendizagem, por ser o código referencial usado para falar e escrever de várias maneiras de acordo com a situação presente no cotidiano.
A linguagem permeia todas as áreas do conhecimento, podendo apresentar-se de diversas formas, dependendo dos objetivos e contextos empregados. No trabalho com a Língua Portuguesa devem ser explorados estudos que garantam o uso e a reflexão sobre o funcionamento da linguagem, tanto oral como escrita. Deve-se dar oportunidade aos alunos a entenderem que:
"Se produz linguagem tanto numa conversa de bar, entre amigos, quanto ao escrever uma lista de compras, ou ao redigir uma carta - diferentes práticas sociais das quais se pode participar. E que uma conversa de bar entre economistas pode diferenciar-se daquela que ocorre entre professores ou operários de uma construção."PCN/Língua Portuguesa(1997, p.24)
É importante salientar que todo o encaminhamento em Língua Portuguesa deve garantir o aprimoramento da capacidade de compreensão e expressão dos alunos das diferentes situações de comunicação, tanto escrita como oral, considerando que é pelo uso da linguagem, escolhendo as palavras certas para cada tipo de discurso, que as pessoas se comunicam, trocam opiniões, tornam-se cidadãs.
Nos últimos anos o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa esteve voltado, sobretudo, para a linguística textual. Sendo assim, o texto ocupa um lugar significativo na didática de português como em qualquer outra disciplina, e através dele o usuário da língua desenvolve a capacidade de organizar seus conhecimentos.
Trabalhar a Língua portuguesa através de textos é uma prática significativa, que muitos professores vêm adotando, visto que a mesma facilita a compreensão da linguagem. Segundo os PCN de Língua Portuguesa:
"Não é possível tomar como unidade básica de ensino, nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase, que descontextualizadas, pouco tem a ver com a competência discursiva, que é questão central. Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto"PCN/Língua Portuguesa(1997, p. 35/36).
Portanto, o ensino da Língua através do texto facilita a compreensão e desenvolve a aprendizagem dos alunos. Este tanto oral como escrito é percebido como um processo um uso coletivo da língua, e não como um produto formado a partir de um conjunto aleatório de frases isoladas.
Na escola o texto não deve ser trabalhado como pretexto para ensinar gramatica ou valores morais, mas sim como um aprendizado em si mesmo , levando o aluno a despertar o prazer da leitura.
E o trabalho com os mais variados gêneros textuais é indispensável nesse processo, pois os mesmos contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia e desenvolvem tanto a oralidade como a escrita. A respeito da diversidade de textos o PCN de Língua Portuguesa destaca:
" Cabe, portanto, à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los (...) A escola precisa oferecer variados materiais impressos de leitura que sirvam como referência e fonte de formação no processo de aprendizagem da língua escrita. PCN/Língua Portuguesa(1997, p. 30 e 105)
Os gêneros textuais estão relacionados com as necessidades e atividades socioculturais e com as inovações tecnológicas. Eles são realizações linguísticas concretas e definidas por propriedades sociocomunicativas e não se caracterizam como formas estruturais estáticas, mas dinâmicas enquanto atividade sociodiscursiva.

5 comentários:

  1. maravilhosamente agradecido por estar usufruindo de tamanha riquesa desta ilustraçção
    deste texto do conteudo de limgua e limguagem
    comtida na criação deste livro da uatora sandra
    S. A. COSTA grato

    ResponderExcluir
  2. bom eu acho o seu blog muito legal meu parabens viu-*-

    ResponderExcluir
  3. entrei pela primeira vez e acredite, amei!

    ResponderExcluir
  4. gostei tbm pela primeira vez e é amavel.

    ResponderExcluir
  5. adorei mas tambem podiam linguagem e estilo [defeniçao]

    ResponderExcluir